Geração Y: como fortalecer sua marca junto aos Millennials?
Compreender o comportamento e os hábitos de consumo de cada geração é fundamental para elaborar as estratégias de marketing, comunicação e vendas de qualquer negócio, e isso também vale para os serviços de estética pet.
Neste artigo, falaremos especificamente da chamada Geração Y, também conhecida como Millennials.
Por que os profissionais de estética pet devem se atentar aos Millennials?
Segundo a Associação Americana de Produto para Pets (APPA), os millennials constituem a maior camada de tutores da atualidade, representando cerca de 32% do mercado norte americano.
Em outra pesquisa, realizada pela empresa Consumer Affairs, os Millennials admitem amar seus animais de estimação mais do que ao menos um membro da família. Muitos dos entrevistados se dizem dispostos a vender seus carros ou trabalhar em um segundo emprego para custear tratamentos com seus pets.
Portanto, abraçar os valores e preferências entre os Millennials é mais do que uma necessidade, é uma questão estratégica para os groomers, tosadores e proprietários de pet shops que almejam o sucesso dos seus negócios.
Quais as características da Geração Y?
Nascidos entre o início dos anos 80 e meados dos anos 90, os Millennials não são apenas consumidores, são indivíduos conscientes, diversos, socialmente conscientes e considerados mais liberais em relação às gerações anteriores.
Eles são conhecidos por sua visão de mundo distinta e pelos seus hábitos de consumo baseados em experiências únicas, estabelecendo uma relação que vai além da mera aquisição de produtos e serviços.
Esta geração atribui grande importância à sustentabilidade, valoriza a autenticidade, preza pela transparência e busca por produtos e serviços que estejam alinhados com suas crenças.
A importância de incorporar valores da Geração Y no mercado pet?
Os Millennials se preocupam profundamente com o bem-estar de seus animais de estimação e com a origem dos produtos que compram.
Por isso, os profissionais que pretendem fortalecer suas marcas diante desses consumidores devem entender e enfatizar práticas sustentáveis, abastecimento ético e transparência, tanto no processo de produção quando na realização dos serviços.
Essa geração está disposta a destinar uma parte significativa de sua renda para melhorar a qualidade de vida de seus animais de estimação. Contudo, eles buscam mais do que produtos de marca ou serviços exclusivos.
Os Millennials têm mais tendência a investir em experiências do que em meros produtos, e valorizam a criação de memórias em detrimento da acumulação de bens.
Por exemplo, ao levar seu pet para um banho, o cliente millennial não está preocupado apenas em buscar seu animal limpo e perfumado, ele quer saber como o seu pet foi tratado do início ao fim do processo, e se a experiência foi positiva para o seu “filho de quatro patas”.
Portanto, mais do que um serviço, os profissionais de estética pet devem ser estimulados a oferecer uma experiência, um atendimento excepcional e uma interação memorável.
Para tosadores e proprietários de pet shops, isso significa oferecer produtos e serviços que realmente aprimorem o bem-estar e a felicidade dos animais de estimação.
Como cativar os clientes da Geração Y?
Demonstrar seu compromisso com os valores defendidos pelos seus clientes Millennials é uma forma de estabelecer laços com essa geração, construindo confiança e fidelidade.
Os Millennials escolhem meticulosamente os produtos e serviços que promovam a saúde e a felicidade de seus companheiros peludos. Por isso, os profissionais devem investir cada vez mais em soluções alinhadas com esses valores.
Os Millennials são conhecidos por se preocuparem com a origem dos produtos e geralmente recorrem à internet para pesquisar sobre produtos e serviços. Eles examinam práticas éticas e ambientais, padrões de fabricação, reputação da marca e outros fatores que julgam relevantes para sua escolha.
Isso significa que, ao chegar na porta do seu estabelecimento, esse cliente já sabe muito sobre sua reputação e a qualidade dos seus serviços. Por isso é tão importante para os profissionais de estética pet ter boas avaliaçães e uma forte presença online.
Conquistar os Millennials requer alinhar os valores da sua marca com os deles, oferecendo experiências únicas a partir da oferta de produtos e serviços que estejam em sintonia com seus desejos.
Diante disso, podemos compreender que a manutenção a longo prazo dos serviços de estética pet depende da capacidade de groomers e demais profissionais de entender e atender à crescente demanda e as expectativas elevadas da Geração Y.
Lembre-se que, como profissionais da indústria pet, entender e abraçar as preferências de cada geração é um passo importante em direção ao seu sucesso profissional.