• 41 3668-7644
Gato não é cachorro! Lembre-se disso na hora do banho e tosa!
Banho e Tosa

Gato não é cachorro! Lembre-se disso na hora do banho e tosa!

Os gatos estão se tornando cada vez mais populares entre os tutores do mundo inteiro.

Não por acaso, em alguns países, eles já superaram os cães, tornando-se a primeira opção das pessoas na hora de escolher um animal de estimação.

O Brasil não fica atrás. Segundo o levantamento feito pelo Instituto Pet Brasil (IPB), a procura por gatos aumentou mais do que a de cães, registrando um crescimento recorde de 6% em um único ano.

Com isso, um novo nicho começa a ganhar espaço no segmento pet care brasileiro: os serviços de banho e tosa para gatos.

Mas afinal, gato precisa de banho?

Muitos tutores acreditam que seus felinos não precisam de banho, afinal, ao contrário dos cães, eles estão sempre se limpando e dificilmente apresentam mau cheiro na pelagem. Porém, os felinos também se sujam, soltam pelos e podem exalar odores desagradáveis.

Além disso, à medida que o tempo passa, a sujidade do ambiente se acumula na pele e na pelagem dos gatos, podendo gerar coceira, desconforto e problemas dermatológicos.

Por isso, de tempos em tempos, aconselha-se levar os gatos para um serviço profissional de banho e tosa. E é nessa hora que os groomers entram em ação!

Como atender gatos em banho e tosa

Antes de iniciar o atendimento dos felinos, os profissionais de estética pet precisam entender que cães e gatos são animais completamente diferentes, tanto do ponto de vista biológico quanto do ponto de vista comportamental.

Os gatos demandam cuidados higiênicos e estéticos específicos, e saber como realizá-los faz toda a diferença no resultado do seu trabalho, no bem-estar dos pets e na satisfação dos seus clientes.

A seguir listamos alguns cuidados essenciais que devem ser considerados antes de iniciar o atendimento de um pet felino. Confira!

Temperamento

Gatos são animais independentes e, ao contrário dos cães, nunca foram totalmente domesticados. Isso significa que eles podem se tornar agressivos durante o banho e tosa.

A dica é utilizar ferramentas específicas para o manuseio de gatos e equipamentos de proteção adequados para se proteger de eventuais mordidas e arranhões.

Cuidado com o uso de produtos tópicos

Os gatos não possuem as mesmas enzimas que os cães possuem no fígado. Com isso, nem sempre eles conseguem metabolizar as substâncias contidas nos produtos de banho.

Ocasionalmente, essas substâncias podem se acumular no fígado, causando problemas graves, como, por exemplo, a falência de órgãos.

Entre as substâncias a serem evitadas estão certos óleos essenciais e vegetais, álcool, antibióticos e enxaguantes.

Não toque nos bigodes

Os bigodes são órgãos sensoriais essenciais para os gatos, então nunca os raspe ou corte.

Fique atento aos sinais corporais do animal

Assim como os cachorros, os gatos também demonstram seu humor através dos sinais corpóreos.

Fique atento a caudas balançando e orelhas encostadas na cabeça, pois, isso  pode significar um risco iminente de ataque. Por outro lado, urinar, fazer cocô e babar pode significar um estresse significativo para os animais.

Os gatos têm o pescoço frágil

Durante muito tempo, acreditou-se que a melhor forma de apanhar um gato seria segurando o seu pescoço. Porém, sabemos que isso é extremamente prejudicial e estressante para o animal.

Evite segurar o gato pelo pescoço para não causar dor, medo e ansiedade no pet.

Excesso de pelo é prejudicial para os gatos

Quando o excesso de pelagem não é removido corretamente, os gatos podem engolir os pelos, causando vômitos e problemas de saúde aos felinos. Além disso, o excesso de pelo pode causar irritações na pele, coceira e feridas abertas, principalmente se o gato se molhar.

Gatos são sensíveis à escovação:

Os gatos possuem uma pele muito sensível e fisiologicamente mais frágil do que os cães. Portanto, interrompa a escovação se perceber que o gato está se sentindo desconfortável. Com isso você evita ferimentos e previne ataques inesperados.

E então, gostou das nossas dicas?

Atender gatos em banho e tosa requer conhecimento e cuidados específicos, porém, seguindo os ensinamentos deste artigo, você poderá atender melhor seus clientes gateiros e aumentar a lucratividade do seu negócio.

Continue acompanhando as postagens em nosso Espaço Groomer para saber de tudo que acontece no mercado pet. Aproveite também para seguir o nosso perfil no Instagram e tenha acesso às principais informações, novidades e tendências do setor.