A importância do networking e das parcerias estratégicas no mercado pet
Você estabelece relações produtivas com outros profissionais da área pet da sua cidade? Se a resposta for não, saiba que fazer esse esforço pode beneficiar tanto a sua carreira quanto o desempenho do seu próprio estabelecimento.
É por isso que neste artigo, vamos apresentar a você o que é, quais os benefícios e como fazer um networking assertivo para agregar valor ao seu negócio pet.
O que é networking?
Networking é uma forma de estabelecer, nutrir e valorizar a convivência com um círculo de pessoas com base na colaboração e geração de benefícios mútuos.
Um bom networking é pautado no interesse genuíno pelas pessoas e pelas coisas que elas fazem; sem isso, certamente essa estratégia não funcionará e não agregará benefícios entre os envolvidos.
Dica: No livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, Dale Carnigie destaca que quem é genuinamente interessado pelas outras pessoas, será bem recebido em toda parte. Este é um livro clássico e aclamado pela crítica para todos os profissionais que desejam desenvolver a capacidade de relacionamento interpessoal.
Logo, se você quer ter uma convivência realmente benéfica com outros profissionais de banho e tosa, você precisa demonstrar um interesse genuíno por eles.
A possibilidade de mudança e inovação
Ter um bom relacionamento com outros profissionais da área de serviços pet significa que você pode falar de forma aberta e honesta sobre as práticas de negócios, incluindo o que está funcionando e o que não está.
O mantimento destas relações podem proporcionar informações valiosas que podem impactar positivamente todas as suas atividades, desde as atividades de captação de clientes para o seu pet shop e banho e tosa, às etapas de pós-venda e fidelização.
O networking lhe oferece uma melhor compreensão do mercado, ao dialogar com outros profissionais, inclusive aqueles que atuam em serviços diferentes do seu, podem te ajudar a reconhecer novas oportunidades e tendências na área de saúde, estética e bem-estar dos pets.
Estabeleça parcerias estratégicas para beneficiar seu negócio pet
Busque dialogar com profissionais que prestam serviços diferentes dos seus e que você tenha conhecimento quanto a credibilidade e competência destes profissionais.
Você pode estabelecer relações para troca de conhecimento e também para fornecer troca de recomendações sempre que um cliente precisar.
Por exemplo, ao finalizar um atendimento de banho e tosa, o tutor pode comentar com você sobre uma eventual dificuldade de comportamento do pet, ou ainda pode estar precisando de um hotel para animais ou de uma pet sitter. Caso você seja amigo ou colega de um adestrador profissional ou de alguém que trabalhe com serviços de pet sitter, esta é uma ótima oportunidade para recomendar um parceiro.
Por um lado, o seu cliente ficará feliz, pois você demonstrou que se importa e se esforçou para ajudá-lo com a solução, e de outro, você estará gerando novas oportunidades de negócio, que na maioria das vezes, é muito bem retribuída.
Lembre-se, é importante conhecer a procedência das suas indicações para não dar um tiro no pé.
Como fazer um networking assertivo?
– Frequente eventos da sua área: para construir uma boa rede de contatos, você precisa estar no local certo e na hora certa, e os eventos são uma ótima pedida. Além de adquirir conhecimentos que vão agregar na sua carreira, você terá a oportunidade de falar sobre o seu negócio e conhecer muitas pessoas da área de Banho & Tosa, Pet Care, Pet Shop, Adestramento, Veterinária e tantos outros.
– Esteja presente nas redes sociais: Bill Gates já afirmou que se o seu negócio não está na internet, ele não existe. Portanto, aproveite as oportunidades que as redes sociais lhe oferecem e crie um perfil hoje mesmo para o seu negócio. Se possível, invista tempo e recursos em suas redes. O mundo on-line pode lhe ajudar e muito a aumentar a sua rede de contatos no mercado pet..
– Crie alianças consistentes: o networking não se resume apenas a recorrer às pessoas quando você precisa delas. É importante que você dedique tempo para conhecer o negócio da outra pessoa e entender como ele se complementa ao seu. O networking é uma via de mão dupla, esteja presente e auxilie sua rede sempre que possível.
Agora que você recebeu todas essas dicas, mãos à obra! E para você que deseja mais conteúdos, recomendamos as seguintes leituras:
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