Tendências do Mercado Pet mundial para 2024
O mercado pet no Brasil está crescendo exponencialmente! Segundo a Abinpet, o país ocupa o terceiro lugar em receita global, representando 4,95% do mercado, ficando atrás apenas dos EUA (43,7%) e China (8,7%).
Isso se traduz em um impressionante crescimento de 10,6% em 2023, atingindo incríveis 46,42 bilhões de reais em receita.
Mas não se trata apenas de lucratividade. A indústria pet está evoluindo rapidamente com tendências empolgantes e oportunidades para os profissionais que atuam na área.
Confira algumas tendências que prometem pautar o mercado pet mundial em 2024:
Humanização dos animais de estimação
Já se foi o tempo em que cães e gatos ficavam apenas da porta para fora. Hoje em dia, os pets são tratados como verdadeiros membros da família, gerando um aumento exponencial na demanda por serviços e produtos que priorizem o conforto e bem-estar desses animais.
Entender essa mudança comportamental é a chave para expandir seus negócios em 2024.
Atendimento personalizado
A indústria pet está evoluindo para compreender os padrões únicos de comportamento e saúde dos animais de estimação, criando produtos que atendam às necessidades exclusivas de cada pet, sejam elas dietéticas, recreativas ou estéticas.
Investir em soluções personalizadas de banho e tosa pode ser um ótimo atrativo para os tutores mais modernos, e também uma excelente maneira de se destacar em meio à concorrência.
Nutrição saudável
Os chamados “pais de pet” estão adotando uma abordagem mais proativa em relação à saúde dos seus animais de estimação. Eles estão optando por planos alimentares personalizados, que atendam às necessidades, quadro de saúde e níveis de atividade dos seus bichanos.
Os donos de animais de estimação modernos estão explorando dietas orgânicas e naturais. Portanto, saiba aconselhar os tutores sobre nutrição saudável e ofereça serviços relacionados, como consultoria alimentar e programas de controle de peso.
Aumento da tecnologia
Em 2023, a indústria pet testemunhou uma verdadeira invasão de ferramentas tecnológicas voltadas à saúde e bem-estar dos pets. E em 2024, a tendência é expandir ainda mais a utilização desses recursos.
De comedouros inteligentes a dispositivos vestíveis que fornecem dados sobre a saúde e o comportamento dos animais, a tecnologia veio para ficar, e saber utilizá-la tornou-se uma obrigação para os profissionais que atuam na área.
Serviços de bem-estar animal
Além do banho e tosa básico, os tutores estão buscando opções holísticas de bem-estar para seus pets, incluindo serviços de massoterapia, acupuntura, aromaterapia, entre outros. Logo, oferecer esses serviços pode atrair novos clientes e aumentar sua receita.
Sustentabilidade
Os consumidores estão se tornando cada vez mais conscientes do meio ambiente, e isso se estende aos seus pets. Os groomers podem criar uma vantagem competitiva usando produtos e práticas ecologicamente corretas, como xampus biodegradáveis, equipamentos economizadores de água e toalhas reutilizáveis.
Parcerias com outros profissionais
A colaboração entre veterinários, nutricionistas animais e outros especialistas tem se tornado uma prática cada vez mais comum. O objetivo é reduzir despesas e oferecer serviços mais abrangentes e integrados aos clientes.
Adicione estes produtos e serviços ao seu negócio e construa relacionamentos mais sólidos com seus clientes.
Lembrando que você não precisa oferecer tudo de uma só vez. Comece adicionando um ou dois novos serviços, e expanda gradualmente suas ofertas ao longo do ano.
Além disso, faça uma pesquisa de mercado para identificar as reais necessidades e preferências dos seus clientes. Só assim, você será capaz de determinar quais serviços adicionais seriam mais valiosos para o desenvolvimento do seu negócio.
Gostou de conhecer as principais tendências para o mercado pet em 2024? Aqui, em nosso Espaço Groomer, você encontra informações de qualidade para se manter informado e atualizado sobre tudo que acontece no mercado pet mundial.