• 41 3668-7644
Shih tzu: dicas de banho em uma das raças mais amadas do Brasil!
Especial: Raças, Para Groomers

Shih tzu: dicas de banho em uma das raças mais amadas do Brasil!

Se você trabalha com serviços de banho, tosa e pet grooming, certamente já atendeu um cãozinho da raça Shih tzu, não é mesmo?

O Shih tzu está entre as raças de cães mais queridas pelos brasileiros. Isso significa que sua presença nos centros de estética pet é algo muito frequente.

Além de carinhosos, delicados e cheios de energia, os shih tzus se destacam pela vasta pelagem, geralmente lisa e comprida.

Os pelos dos shih tzus tem crescimento contínuo, assim como o cabelo humano, e não passa pelo processo de troca sazonal.

Sua pelagem também possui dupla camada, conhecida como pelagem primitiva, ou seja, apresenta uma camada primária, mais longa e visível, e o subpelo, mais fininho e abundante.

Devido a essas características, os shih tzus demandam cuidados especiais na hora do banho e tosa. E é neste momento que a experiência dos groomers faz toda diferença.

Confira a seguir alguns cuidados básicos que os groomers devem tomar ao atender um cãozinho da raça Shih tzu:

Cuidados com os olhos do Shih tzu

O shih tzu é um cão braquicefálico, ou seja, possui os olhos mais “saltados” que os outros cães. Isso os tornam mais sensíveis aos produtos e equipamentos usados no banho.

Por isso, na hora de banhar um cãozinho dessa raça, tome muito cuidado para não deixar entrar nenhum produto em seu olho. Mesmo aqueles produtos listados como não irritantes para os olhos podem causar irritação em um shih tzu mais sensível.

Para limpar os olhos, use as loções de limpeza indicadas pelo veterinário e específicas para essa finalidade. Molhe um algodão para cada olho e limpe-os no sentido de dentro para fora.

Na secagem, jamais direcione o jato de ar diretamente para os olhos do animal. Essa é uma recomendação importantíssima para prevenir a úlcera de córnea.

Cuidados com os ouvidos

Evite ao máximo a entrada de água ou de qualquer outro produto no ouvido do pet, pois, essas substâncias podem se alojar em uma região mais profunda, dificultando a secagem, causando dor de ouvido, otites e mau cheiro.

Para evitar esse problema, coloque um algodão hidrofóbico (ou parafinado) nos ouvidos do pet antes do banho, sempre se certificando de que eles permanecem no lugar durante todo o procedimento.

Cuidados na pré-lavagem

Antes de começar o banho propriamente dito, faça uma boa escovação na pelagem do shih tzu com uma rasqueadeira, retirando os pelos mortos e desembolando os nós.

Faça isso com a pelagem seca ou com o auxílio de um desembaraçador. A PetSPA possui um produto específico para realizar o desembolo dos pelos de maneira rápida, prática e eficiente. Ele se chama Desembaraçador AMINOPRO.

Esse processo favorece o alinhamento dos pelos e ativa a memória dos fios. 

Hora de dar banho no shih tzu

A frequência de banho nesta raça vai depender das suas condições de vida. Geralmente, os cães de exposição tomam banho todas as semanas, enquanto os animais de estimação costumam tomar um ou dois banhos por mês.

O banho deve ser dado após a escovação, uma vez que, a umidade pode piorar os nós e dificultar o desembolo dos pelos. 

Use sempre água morna e produtos específicos para as características da raça. A utilização de um tapete emborrachado também é fundamental para garantir a estabilidade do pet e prevenir acidentes.

Comece molhando as patinhas e suba lentamente, deixando a cabeça por último. Deste modo, o pet vai se “acostumando” com o banho e com a temperatura da água.

Passe o shampoo delicadamente em toda a pelagem e enxágue muito bem. É muito importante remover qualquer resíduo deixado na pelagem, para evitar ressecamento, coceira e descamação da pele.

Aplique o condicionador quando os cães estiverem bem enxaguados, e deixe o produto agir alguns minutos antes de realizar um novo enxágue.

Se você optar pelas máscaras de hidratação ou nutrição PetSPA, não há necessidade de aplicar o condicionador.

Etapa de secagem

Após enxaguar e remover todo produto da pelagem, enrole o Shih Tzu em uma toalha limpa para absorver o máximo de água possível. Em seguida, utilize um secador na pelagem enquanto penteia os fios.

É muito importante utilizar o secador em uma temperatura agradável, evitando manter o jato de calor concentrado em um mesmo ponto.

Por ter a pelagem longa, o processo de secagem dos Shih Tzus pode ser mais demorado. Para acelerar as etapas de condicionamento, hidratação e nutrição dos pelos, sugerimos a utilização dos produtos de secagem rápida PetSPA.

Escovação dos Shih Tzus

A pelagem de um Shih Tzu requer cuidados regulares para se manter saudável e livre de nós. No entanto, a frequência da escovação dependerá do comprimento e do estilo da pelagem, bem como do estilo de vida do próprio pet.

Geralmente, um Shih Tzu deve ser escovado pelo menos uma vez por semana, porém, se o Shih Tzu tiver uma pelagem mais longa, pode ser necessário escovar e pentear diariamente para evitar a formação de nós e emaranhados.

Como groomer, cabe a você orientar os tutores sobre essa necessidade. Afinal, isso também facilitará o seu trabalho em um próximo atendimento.

Para realizar a escovação, utilize uma escova impermeável e um pente de metal para remover todos os nós da pelagem.

Além de preservar a parte estética, a escovação regular ajuda a redistribuir os óleos naturais, mantendo os pelos mais protegidos, saudáveis e brilhantes.

Tosa do shih tzu

A tosa em um shih tzu deve ser realizada por um profissional especializado, pois, a inexperiência pode machucar e até traumatizar o pet.

Durante o procedimento, os pelos ao redor dos olhos, orelhas e patas devem ser aparados para evitar a formação de nós e melhorar a visibilidade do cão.

Encurte também os pelos ao redor da boca, já que os Shih Tzus com pelos longos ficam com o rosto constantemente sujo, além de causar incômodo quando eles comem e bebem.

Com relação ao tipo de corte, existem dezenas de estilos e penteados que podem ser feitos conforme as características da pelagem e a preferência dos tutores.

O mais importante é que isso seja acertado antes da tosa, e que o resultado entregue seja exatamente conforme o combinado.

Caso você não tenha experiência com determinado tipo de tosa, não se sinta constrangido em recusar o serviço. Acredite, é melhor deixar de atender um cliente, do que ver ele insatisfeito com o seu atendimento.

Realizar cursos específicos para cães da raça Shih Tzu pode ser uma excelente opção para groomers e banhistas. Afinal, estamos falando de uma das raças mais populares do Brasil, e a chance de um Shih Tzu aparecer em seu banho e tosa é muito grande! 

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre a raça Shih Tzu, que tal conhecer as melhores práticas no banho e tosa para garantir o conforto e a segurança dos pets?

Em nosso Espaço Groomer, você fica por dentro de tudo que acontece no universo pet, além de encontrar informações relevantes para melhorar cada vez mais a qualidade dos seus serviços de banho, tosa e pet grooming.