Raça Biewer: tudo que você precisa saber
Brincalhão, amoroso, leal e cheio de energia. Essas são as principais características da raça Biewer Terrier, que tem origem na Alemanha, em meados dos anos 80. Diretamente ligado ao Yorkshire, o Biewer recebeu esse nome quando os expositores de Yorkshire Gertrud e Werner Biewer encontraram um filhote diferenciado no meio da ninhada, ele era malhado nas cores dourado e branco.
Considerado de raça pura, o Biewer chegou aos Estados Unidos em 2003 e sua popularidade caiu no seu país de origem, por isso a raça não é encontrada tão facilmente hoje em dia.
Entrevistamos a criadora Thaís para falar mais sobre a raça e contar sua experiência tratando dessas fofuras, confira:
Como começou na profissão?
Sempre amei animais desde pequena, e há 7 anos descobri a raça Biewer Terrier e me apaixonei. Logo depois, pensei em unir a paixão pela raça com a minha profissão: vendedora. Trabalhei ao lado de criadores responsáveis e reconhecidos no mercado e comecei a vender a raça. O padrão da raça mais procurado é o de origem asiática, russa e ucraniana.
Qual é a origem da raça?
A raça é fruto do cruzamento de 2 Yorkshires clássicos com genes recessivos de coloração. Após o cruzamento, nasce um tricolor, o Biewer Retriever.
Por isso, a coloração da raça segue duas linhas:
- Branco, preto e dourado
- Branco, dourado e marrom
Após o reconhecimento da raça pela CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia) foi conferido ao nome de Biewer, sobrenome da raça de origem alemã.
Há diferença de comportamento entre as duas raças Yorkshire e Biewer?
Embora a origem do Biewer seja a raça Yorkshire, o comportamento de ambos é diferente. Em relação ao Biewer, a raça é mais calma, dócil e principalmente se adapta melhor na presença de crianças, além de ser mais sociável.
Quais os diferenciais da raça? Características que tornaram a raça um sucesso?
Além da beleza e do amor pelos donos, é uma raça que não late muito e possui pouca tendência à queda do pelo. Em relação ao comportamento, novamente, é uma raça que gosta de crianças, se adapta bem aos momentos em que precisa ficar sozinho e fácil de cuidar e transportar, afinal é um cachorro de porte pequeno.
Qual é o padrão da raça em peso e tamanho?
O padrão é de até 3 kg, mas há cães que passam de 4 a 5kg. Uma raça de pequeno porte.
Quais os principais desafios da carreira e conquistas?
Sou criadora da raça há 7 anos no mercado, é uma profissão que demanda muito trabalho e dedicação, principalmente em relação ao cuidado do animal. Garantir uma estrutura adequada e que proporcione qualidade de vida e bem-estar aos cães é essencial.
As visitações no local são abertas, então, caso o futuro tutor queira conhecer o ambiente em que cuidamos da raça também é possível, sempre com as medidas necessárias para preservar o bem-estar e saúde do animal. Acredito que desta forma, é possível transmitir mais confiança ao público. Além disso, o Canil Little Biewer possui parceria com a Royal Canin através de um termo de responsabilidade que visa garantir todos os cuidados necessários aos cães.
Um pouco mais sobre a raça, quais são as características do pelo?
Possui manchas irregulares, normalmente ocorre predominância da cor branca no peito e pernas. São pelos longos, macios e sedosos com um aspecto bem suave. Durante o inverno a pelagem densa é ideal para manter o cão aquecido, mas para o verão o indicado é a realização da tosa com um profissional indicado. E, claro, sempre cuidar da escovação.
Quais são os cuidados gerais?
Assim como diversas raças, o Biewer precisa de atividades, passeios recorrentes e brincadeiras. Tudo para estimular a energia. Além disso, sempre cuidar da higiene, saúde e bem-estar do pet.
Conheça o Canil Little Biewer:
Ficou com vontade de conhecer um Biewer? Conte nos comentários.
Confira também esse post com dicas para impulsionar suas vendas através do WhatsApp.
Quer saber mais? Acesse também o site Swill para mais dicas sobre o universo pet.
Conheça também a Linha Super Premium PetSPA.
Gostou das dicas? Nós da PetSPA nos preocupamos com a saúde do seu negócio, afinal, se sua empresa vai bem, nós crescemos juntos! Compartilhe nas Redes Sociais: