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Perfil de sucesso Profissional de Estética Pet.
Para Groomers

Perfil de sucesso Profissional de Estética Pet.

Gostar de animais e ter uma veia criativa são pontos-chave para iniciar nesse mercado. A seguir indicamos algumas características fundamentais para o profissional que deseja obter um bom desempenho e se destacar neste mercado repleto de oportunidades e também de desafios:

Principais cargos e funções

Levando em consideração a amplitude do mercado e seus segmentos, e que cada empresa tem estruturas e métodos de trabalho bastante específicos, os principais cargos e funções estão relacionados ao gerenciamento de lojas (pet shop), distribuidoras de produtos pet e estabelecimentos dedicados aos serviços de banho, tosa e pet grooming, além dos profissionais da área de vendas. 

Funções fundamentais:

– Vendedores de produtos

– Atendentes

– Banhistas 

– Tosadores

– Groomers

– Finalizadores 

– Motorista para o transporte dos animais

– Profissionais dedicados a companhia e assistência aos pets, como pet sitter, por exemplo.

É importante considerar, que cada empresa tem suas próprias necessidades e estratégia operacional, portanto funções diferentes podem ser exercidas pelo mesmo profissional, e em alguns casos, empresas criam funções específicas para atender suas necessidades de organização, operação e posicionamento.

O profissional pet de excelência tem foco em inovação

O perfil de um bom profissional pet é aquele que se mostra aberto às novidades e demandas do setor, acompanha as principais tendências do comportamento do consumidor e está sempre de olho em inovações, sejam elas relacionadas a tecnologia, técnicas ou processos de trabalho.

A cada dia cresce o interesse dos tutores por conveniências para seus pets. Estamos falando de um mercado em franco desenvolvimento onde lançamentos de soluções fazem parte da rotina. Portanto, os profissionais mais antenados e capazes de se adaptar às necessidades e desejos de consumo saem na frente.

Profissionais pet de alto desempenho têm foco no cliente

Mas o que isso quer dizer? Não basta pensar o atendimento do cliente como algo que termina na finalização da venda ou do serviço prestado. Investir na fidelização de clientes é fundamental para quem almeja crescimento.

Por isso, é fundamental proporcionar um ambiente de qualidade, um atendimento atento, acolhedor e eficiente, além de estar sempre aberto (a) a críticas e sugestões. Coletar e documentar estas informações podem proporcionar insights poderosos para alimentar o planejamento da sua operação, buscando implementar pontos de melhoria sempre que possível.

Monitorar e avaliar a experiência dos clientes do seu banho e tosa ou do seu serviço de pet grooming em todas as etapas é primordial para tornar o seu serviço pet cada vez mais qualificado e próspero ao longo do tempo. 

Quando você faz esse acompanhamento, você tem condições de implementar soluções conscientes, que de fato geram impacto positivo no seu público-alvo e terá maior probabilidade de receber indicações e avaliações  positivas de clientes, o que por sua vez deve gerar credibilidade e pode aumentar as vendas do seu pet shop ou do seus estabelecimento de banho, tosa e pet grooming.

Investir em conhecimento é fundamental para o profissional pet.

Esta é uma máxima que vale tanto para profissionais dedicados ao comércio de produtos pet, quanto para profissionais dedicados à saúde, estética e bem estar de animais domésticos.

Quando falamos em  vendas, é fundamental conhecer os produtos que estão sendo comercializados para além do rótulo. 

O consumidor não precisa de apoio profissional para compreender o óbvio. 

Conhecer os produtos que a sua empresa comercializa com profundidade, entender a composição e características dos produtos com é indispensável para mapear quais são as melhores soluções para cada tipo de cliente. Desta forma, você terá ferramentas para prestar atendimentos de alta qualidade, credibilidade e que certamente farão sua distribuidora ou pet shop se tornar referência.

Quando se trata de estética e bem-estar pet, é fundamental ter o domínio das técnicas de tosa e penteados mais desejadas pelos tutores. Para consolidar estes conhecimentos, o profissional deve se dedicar ao estudo e à prática contínua. Ainda considerando o segmento de beleza e bem-estar, é fundamental conhecer e utilizar os melhores insumos. Há uma grande variedade de opções de produtos e ferramentas disponíveis para as atividades de banho, tosa e grooming. Desta forma você saberá quais cosméticos e ferramentas usar em cada caso e quais marcas são ideais para agregar qualidade, produtividade e eficiência ao seu serviço.

Portanto, invista em aquisição e consolidação de conhecimento. Esse é um fator essencial para quem deseja se destacar e crescer em qualquer carreira, sobretudo no mercado pet.

O profissional pet que se destaca é conectado!

A necessidade de estar em rede não é novidade. Antes de realizar a compra de um produto ou serviço, os consumidores realizam pesquisas nos mecanismos de busca e nas redes sociais. Mesmo para os negócios que executam seus serviços presencialmente, sejam eles a venda de produtos pet ou serviços de banho, tosa e grooming, o estabelecimento de canais digitais é essencial para que o seu negócio entre no radar do consumidor.

Através das suas redes sociais e de um site institucional você poderá comunicar seus serviços, seus diferenciais e poderá divulgar o seu portfólio comercial. Junto às oportunidades de crescimento presentes no mercado, vem o desafio de concorrência. Hoje, a disposição de canais digitais, para descoberta, aprofundamento e relacionamento comercial não é mais um fator diferencial mas sim fundamental para o desenvolvimento de qualquer negócio. 

Gostou destas dicas? A seguir você pode conferir outros conteúdos relacionados para auxiliar no seu desenvolvimento profissional:

Como lidar com clientes difíceis no mercado pet

Ebook – Guia para iniciar e desenvolver o seu negócio pet