O que esperar do mercado pet nos próximos anos?
Hoje, o Brasil é o 7º maior mercado pet do mundo. Entre os anos de 2012 e 2021, houve um crescimento de 363%. Durante a pandemia do Covid-19, mais de 22,9 mil novos negócios no ramo pet foram criados.
Alguns analistas acreditam que a indústria de cuidados com animais de estimação global valerá mais de US$ 200 bilhões até 2025.
O que impulsiona o crescimento do mercado pet?
A partir das medidas de isolamento e diminuição das interações sociais que marcaram os dois últimos anos, o que levou as pessoas a passarem a maior parte do tempo com seus animais de estimação e muitas outras, que ainda não conviviam com pets foram motivadas pelo isolamento optaram pela companhia de animais de estimação, recorrendo a adoção, que neste período aumentou de forma considerável.
Há muito tempo as relações entre tutores e pets vêm se aprofundando. Nos últimos anos, os tutores passaram a investir mais em produtos e serviços para cuidados e bem-estar; desde sessões estéticas e hospedagem em hotéis para animais até cuidados preventivos e artigos de moda.
Isso demonstra que as pessoas não estão apenas tratando melhor os seus pets, mas também estão satisfazendo-os com mais frequência.
As oportunidades no mercado
A Euromonitor Internacional, uma empresa de pesquisas de mercado e comportamentos de consumidores, levantou dados a respeito do mercado pet no Brasil em abril de 2021. De acordo com a pesquisa, existem 3 áreas com grandes oportunidades.
1 – Vendas on-line
Pequenos estabelecimentos comerciais ainda representam uma grande parte da fatia do mercado pet e o relacionamento do cliente com esses estabelecimentos além de ser alto, é de muita confiabilidade.
Durante os períodos de isolamento social o público passou a priorizar canais online para realizar compras, modificando a cultura de consumo conhecida. Muitos clientes ainda preferem realizar suas compras como sempre fizeram, entretanto, parte significativa do público permanecerá aproveitando as comodidades da compra online.
2 – Diversificação de produtos e serviços para focar no cliente
As empresas nacionais do mercado pet foram as que mais sofreram com a escassez e aumento de preços de matéria-prima, o que acabou deixando o lucro comprometido.
Os produtos premium foram os que conseguiram manter os seus preços, deixando uma boa margem.
Categorizado como serviço essencial, o segmento de Banho e Tosa foi o que sentiu menos os efeitos da pandemia. Já os produtos de higiene e perfumaria estão entre os mais adquiridos pelos tutores.
3 – Aumento da demanda por produtos e serviços premiumComo vimos anteriormente, os tutores estão cada vez mais preocupados com a saúde e bem-estar dos seus pets, optando por produtos de categoria premium, visando durabilidade, qualidade e a saúde dos animais, que vai desde a alimentação até os produtos utilizados nos processos de estética pet.
O mercado pet
É perceptível que o mercado pet está cada vez mais produtivo e cheio de oportunidades, e por isso é importante que você, banhista, tosador ou pet groomer acompanhe as mudanças no comportamento do consumidor para prestar um serviço pet mais moderno, lucrativo e diferenciado.
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