• 41 3668-7644
Muito além do banho: o papel do groomer na saúde e bem-estar dos pets
Bem-estar Pet

Muito além do banho: o papel do groomer na saúde e bem-estar dos pets

Quando pensamos no groomer, logo vem à mente a imagem de um profissional dando banho e cuidando da aparência dos pets.

Mas, você já se deu conta de que seu trabalho vai muito além da higiene e da estética?

Os groomers desempenham um papel fundamental na prevenção de doenças e na promoção do conforto, da saúde e do bem-estar dos animais de estimação.

Durante uma sessão de banho e tosa, os groomers observam de perto os pets, e são capazes de notar sinais que, muitas vezes, passam despercebidos pelos tutores.

Com um olhar mais atento e experiente, o groomer pode identificar alterações na pele, na pelagem, no comportamento e até mesmo no odor dos pets.

Confira cinco situações alarmantes que devem ser comunicadas aos tutores:

Otites

Otites, ou infecções de ouvido, são comuns em cães e gatos, especialmente em raças com orelhas longas ou peludas.

Entre os sinais estão o odor forte na região dos ouvidos, vermelhidão, inchaço, coceira, secreção e abanar excessivo da cabeça.

Identificar esses sinais precocemente permite que os tutores busquem tratamento veterinário antes que a infecção se agrave, prevenindo desconforto e complicações maiores.

Excesso de lambeduras nas patas

Quando um pet lambe as patas excessivamente, pode ser um sinal de alergias, ansiedade, ou irritações na pele.

Você pode observar notar a pele da região avermelhada ou inflamada entre os dedos, pelagem molhada ou descolorida, áreas sem pelo.

Comunique o tutor sobre o comportamento e sugira uma consulta com veterinário para investigar a causa da lambedura excessiva, que pode ser alergia, dor ou outros problemas.

Pulgas e Carrapatos

Infestações de pulgas e carrapatos não só causam desconforto, mas também podem transmitir doenças.

A presença dos parasitas no corpo do pet costumam causar coceira intensa, feridas na pele, irritação e perda de pelos.

Informe o tutor sobre a infestação e recomende medidas para eliminar os parasitas e prevenir reinfestações, como o uso de produtos anti pulgas e carrapatos.

Problemas de pele

A pele é um indicador importante da saúde geral do pet. Portanto, avise o tutor se perceber as seguintes alterações:

Ressecamento, descamação, erupções cutâneas, nódulos ou caroços, vermelhidão, coceira, feridas, pelos opacos ou quebradiços e odor desagradável.

Nesses casos, a recomendação é orientar os tutores a buscarem orientação veterinária rapidamente, prevenindo condições dermatológicas graves.

Dor ou desconforto no manejo

Se o pet mostra sinais de dor ou desconforto ao ser manuseado, pode indicar problemas internos ou musculoesqueléticos.

Ao manusear o pet no banho e tosa, você pode notar choro, latidos, resistência ao toque, dificuldade de se levantar ou se movimentar, lambeduras em áreas específicas do corpo.

Alerte o tutor sobre o comportamento do animal e sugira uma consulta com veterinário para investigar a causa da dor ou desconforto, que pode ser desde um “simples” hematoma até problemas musculares, ósseos ou articulares.

Viu só? O trabalho do groomer vai muito além da higiene e da estética. Esses profissionais são fundamentais para manter o bem-estar e a saúde dos pets em dia.

Ao alertar os tutores sobre qualquer anormalidade, você auxilia na prevenção de inúmeras doenças.

Além disso, um olhar mais atento aos detalhes ajudará você a conquistar a confiança dos tutores, que passarão a ver você como um parceiro fundamental na promoção da saúde e do bem-estar dos seus pets.

Se você gosta deste tipo de conteúdo, o nosso Espaço Groomer é o lugar ideal para se manter informado. Aqui você encontra informações atuais e de qualidade sobre o mercado pet e o segmento pet care. São notícias, novidades e tendências do mercado pet. Além de dicas de negócios para elevar a qualidade dos seus serviços de banho e tosa.

Continue conosco nesta jornada de aprendizado e crescimento profissional!