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Mercado pet: o seu negócio está pronto para o boom de clientes gateiros?
Banho e Tosa

Mercado pet: o seu negócio está pronto para o boom de clientes gateiros?

População de gatos saltou em 8,1% em 2019. Dados representam oportunidade para o mercado pet. 

Você sabia que nos últimos 6 anos a população de gatos domésticos aumentou mais que o dobro do que a de cães? Neste período,  a população de felinos em lares cresceu em 8,1% enquanto a população de caninos 3,8%, respectivamente, segundo dados publicados segundo dados da ABINPET (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação).

Estes números representam uma clara oportunidade para a indústria e prestadores de serviços pet.

Uma legião de gateiros e consumidores potenciais 

Segundo o IBGE (2020), existem 23,9 milhões de felinos no e 54,2 milhões de cães no Brasil e as estimativas indicam que, neste ano, a quantidade de gatos em lares brasileiros chegará a 30 milhões.

Se você considerava os pets felinos um nicho estreito ou muito específico, é hora de rever seus conceitos para aproveitar as oportunidades de negócio.

Mercado pet para felinos: o afeto como ponto de partida

Segundo, afirma Victor Blumenthal, diretor de marcas exclusivas na Petlove,  “A humanização destes pets irá impulsionar a busca do que há de melhor no segmento de produtos para gatos, que têm necessidades bastante específicas para manterem-se saudáveis. Observamos que pais e mães de gatos estão mais preocupados com a qualidade de produtos, conforto e bem-estar”.

O aumento do relacionamento entre humanos e gatos cresce não apenas em números, mas também em profundidade. Recentemente a revista científica holandesa, Environmental Research and Public Health, realizou uma pesquisa para buscar entender a relação entre tutores e felinos, classificando o grupo analisado em quatro grupos: os que consideravam o gato como apenas um pet, seu melhor amigo, uma criança ou um membro da família. Para 52% dos participantes, os felinos são percebidos como membros da família, contra 14% que os consideram apenas um pet.

Como aproveitar as oportunidades deste segmento?

Um dos segmentos pet que dialoga bem com o público gateiro é o de alimentação, embora, seja muito comum ver em petshops que há um destaque desproporcional para produtos e serviços dedicados aos caninos, tanto no espaço em vitrines e prateleiras quanto na comunicação visual do negócio.

O ponto de venda tem grande influência, principalmente no estímulo às compras de itens por impulso. Para aumentar as suas probabilidades de venda, tenha isso em mente. Chame a atenção dos tutores de gatos dedicando o espaço adequado para os produtos destinados aos felinos.

Se a sua estratégia de compras está deixando de lado fornecedores e produtos que atendem a demanda de gateiros, reavalie. Você pode realizar uma experiência no seu negócio, ampliando as opções gradativamente, fazendo um bom trabalho de divulgação de itens para felinos no seu ponto de venda. Busque monitorar o desempenho das vendas destes produtos e avaliar se estão gerando impacto positivo em seu faturamento.

Comunique-se 

Pouco adianta investir na aquisição de produtos e insumos para felinos sem chamar a atenção deste público-alvo e anunciar que você tem as soluções que ele precisa.

Se você tem um serviço de banho, tosa pet grooming, por exemplo, aproveite as redes sociais e whatsapp para compartilhar antes e depois e takes de vídeo mostrando o serviço sendo executado nos felinos. Você pode pensar “ah, mas eu quase não tenho demanda para serviços dedicados a gatos”, mas já parou para pensar que é por esta razão que o público gateiro não chega até você?

Dicas extras para sua marca conquistar um lugar especial na mente (e no coração) dos clientes gateiros:

  • Busque conhecimentos específicos sobre saúde, bem-estar e comportamento dos felinos. Esta é a melhor forma para identificar tendências e necessidades do seu público para incrementar no seu pet shop ou banho e tosa
  • Ao buscar informações mais profundas sobre o público você estará pronta (o) para recomendar as melhores soluções, prestar um atendimento de qualidade capaz de gerar recomendações para o seu pet shop ou banho e tosa conquistar mais clientes gateiros;
  • Faça conteúdos especiais e que que geram valor para os tutores de gatos, compartilhe em suas redes sociais, grupo de whatsapp e e-mail para demonstrar sua autoridade e entrar no radar de consumo dos gateiros.
  • Inclua elementos de identificação com este público em seus materiais de comunicação, sejam eles digitais ou impressos. Não basta investir em produtos e soluções para o público, é fundamental gerar consciência de que seu estabelecimento é o lugar ideal para o público-alvo.
  • Tem um serviço de banho tosa, ou pet grooming? Não esqueça dos gatinhos no seu planejamento de divulgação. Promova conteúdos relevantes sobre tosa higiênica, por exemplo. Reforce seus diferenciais e que sua empresa está preparada para receber este público.

Já que estamos falando em clientes, que tal conhecer estatísticas e dados atualizados sobre o mercado pet? Clique aqui e confira o infográfico completo!