Groomer saudável, pet feliz: a importância do bem-estar profissional para uma carreira longa e próspera!
A profissão de groomer, embora gratificante, pode ser desafiadora e desgastante tanto física quanto mentalmente.
Lidar com cães e gatos diariamente gera uma série de situações que exigem paciência, inteligência e muito jogo de cintura dos profissionais de estética pet. O comportamento imprevisível dos pets e eventuais conflitos com os tutores são apenas alguns exemplos.
Portanto, estar com a saúde física e mental em dia é fundamental para administrar seu dia a dia e encontrar as melhores soluções para problemas cotidianos, sem comprometer seu bem-estar e a qualidade dos serviços prestados.
No texto de hoje, falaremos sobre os principais riscos físicos e psicológicos que podem acometer os profissionais de estética pet, bem como as medidas que os groomers podem adotar para evitá-los. Confira!
Prevenir é melhor do que remediar!
Antes de mais nada, devemos compreender que o melhor momento para prevenir dores, lesões e problemas psicológicos é agora, pois, cuidar da sua saúde é uma das formas mais eficazes de garantir que você tenha uma carreira saudável, longeva e feliz no banho e tosa.
Principais problemas físicos em profissionais de estética pet
Na profissão de groomer, não é incomum encontrarmos profissionais com queixa de cansaço, dores nas costas e problemas articulares.
Além dos movimentos repetitivos, a profissão exige força física para manipular os pets, e, muitas vezes, obriga os groomers a permanecerem em posições desconfortáveis e inadequadas, o que pode gerar consequências negativas a longo prazo.
Para contornar essas adversidades, devemos adotar medidas preventivas que vão além da simples correção postural no ambiente de trabalho.
Isso inclui uma alimentação equilibrada, descanso adequado, exercícios regulares e, é claro, uma boa noite de sono após um dia cansativo de trabalho.
Quais os melhores exercícios para os groomers?
Enquanto os exercícios de musculação ajudam você a ganhar força e massa muscular para lidar com os pets, os exercícios de alongamento podem aliviar e prevenir lesões por movimentos repetitivos, especialmente nas mãos, pulsos e tornozelos.
Alguns minutos de alongamento diário já podem reduzir o desconforto e prevenir lesões. Além disso, é fundamental que ao longo do dia, você faça pausas entre os atendimentos para descansar e relaxar o seu corpo.
A importância da ergonomia na vida do groomer
Investir em um ambiente de trabalho ergonômico também é fundamental para garantir que suas tarefas sejam realizadas com o máximo de conforto, eficiência, qualidade e, o mais importante, sem comprometer sua saúde.
Além de melhorar a qualidade de vida profissional, a ergonomia comprovadamente reduz riscos de acidentes e aumenta a produtividade, permitindo que as tarefas cotidianas sejam realizadas da maneira mais saudável possível.
A primeira dica é ajustar a mesa de trabalho, a banheira e outros equipamentos na altura correta para você, permitindo desempenhar suas atividades com agilidade e sem tanto esforço.
Com relação às ferramentas, o mais adequado é escolher cortadores, tesouras, escovas e outras ferramentas adequadas ao tamanho das suas mãos, que sejam fáceis de segurar e com baixa vibração. Isso elevará o conforto e aumentará a precisão dos seus movimentos.
O que fazer durante o atendimento para aumentar o conforto?
Mantenha o cão o mais próximo possível de você e, sempre que possível, deixe o seu pulso em uma posição neutra, com o mínimo de flexão e torção.
Certifique-se de que sua postura se mantém alinhada enquanto você trabalha, mantendo a coluna reta e os ombros relaxados, adotando a maneira correta de levantar, agachar e realizar movimentos repetitivos.
Evite ao máximo torcer, esticar ou inclinar seu corpo de maneira excessiva, pois isso pode causar lesões e estiramentos.
Para reduzir os riscos, é importante variar suas atividades diárias, alternando entre diferentes tipos de pets e serviços. Assim, você utiliza diferentes grupos musculares ao longo do dia.
Uma iluminação adequada também é importante para melhorar a qualidade dos seus serviços e evitar que você force demais os olhos, especialmente durante a tosa ou na hora de cortar as unhas dos pets.
Como os groomers passam longos períodos em pé, manter seu peso ideal e usar calçados confortáveis faz toda diferença. Utilize calçados confortáveis, estáveis e, de preferência, com solado antiderrapante para prevenir acidentes.
Ao cuidar da sua saúde, você está investindo no sucesso do seu negócio
Cuidar da sua saúde física e mental não é apenas um investimento em seu bem-estar pessoal, mas também no sucesso do seu empreendimento.
Um groomer saudável e feliz é muito mais produtivo, criativo e capaz de oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.
Além disso, os pets são seres muito sensíveis, e percebem quando os profissionais estão estressados, impacientes ou ansiosos. Pode parecer bobagem, mas isso pode influenciar negativamente o comportamento dos animais durante o banho e tosa, dificultando as suas tarefas e comprometendo a qualidade do seu trabalho.
Ao cuidar da sua saúde física e mental, você cria um ambiente de trabalho mais positivo e favorável, tanto para você e sua equipe quanto para os pets e tutores.
Não espere surgir um problema para começar a cuidar da sua saúde. Comece hoje mesmo a implementar as nossas dicas e construa uma carreira longa, próspera e gratificante no segmento de banho, tosa e pet grooming.
Gostou deste conteúdo? Então, continue acompanhando nosso Espaço Groomer e fique por dentro das principais notícias, tendências e novidades do mercado pet.