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Fatores que prejudicam os negócios de banho e tosa e comprometem a fidelização dos clientes
Dicas de Gestão

Fatores que prejudicam os negócios de banho e tosa e comprometem a fidelização dos clientes

O mercado pet está em constante expansão no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o setor deve faturar cerca de R$ 46,4 bilhões em 2023.

Contudo, apesar do crescimento observado nos últimos anos, muitos negócios de banho e tosa ainda enfrentam dificuldades para se firmar no mercado e conquistar clientes fieis aos seus serviços de pet grooming.

Ao longo deste artigo, veremos quais são os principais fatores que podem comprometer o processo de fidelização dos clientes, e quais as medidas que devem ser adotadas para corrigir tais falhas e melhorar a qualidade dos serviços prestados.

Fatores que comprometem a fidelização dos clientes

Falta de higiene: Um dos principais fatores que prejudicam a imagem de um pet shop é a falta de higiene. Afinal, ao contratar um serviço de estética e higiene animal, espera-se um ambiente limpo e devidamente desinfetado.

Sinais de descuido, como, por exemplo, pelos e restos de produtos derramados causam uma má impressão nos tutores. Portanto, mantenha o ambiente e equipamentos sempre limpos, bem conservados e desinfetados, para garantir a saúde e o bem-estar dos pets.

Uso incorreto de produtos: O uso incorreto de produtos pode causar danos à pele e ao pelo dos animais, além de gerar insatisfação nos tutores.

Por isso, além de investir em produtos de qualidade, é essencial que os profissionais estejam bem informados sobre os produtos que utilizam, cientes de que cada pet possui características e necessidades específicas que devem ser consideradas na escolha do produto.

Falhas de comunicação: Outra razão importante que pode levar à perda de clientes é a falta de uma comunicação clara e eficaz.

Os tutores desejam ser informados sobre o andamento do processo de banho e tosa, bem como de possíveis problemas de saúde ou comportamentais que seus pets tenham apresentado durante o atendimento.

A falta de comunicação ou respostas vagas pode criar desconfiança nos tutores, que pensaram duas vezes antes de uma segunda visita. Portanto, mantenha canais abertos de comunicação com seus clientes, prezando sempre pela transparência, honestidade e atenção ao público.

Falta de personalização dos serviços: Os tutores são apaixonados pelos seus pets, e esperam que os serviços de banho e tosa sejam personalizados, conforme as necessidades específicas de seus animais. Tenha isso em mente na hora de prestar seu serviço de banho e tosa.

Os negócios de maior sucesso no ramo de pet grooming investem em serviços que atendem às necessidades e as preferências dos pets e seus tutores. Isso pode incluir tosas e produtos especiais, serviços diferenciados para animais sensíveis, entre outros cuidados que valorizem cada pet como o ser único que ele é.

Amadorismo no atendimento: Os tutores buscam profissionalismo e experiência nos serviços de banho e tosa. Sinais evidentes de amadorismo no atendimento, como cortes de pelo desajeitados e procedimentos mal realizados podem afastar clientes.

Portanto, invista em treinamento e mantenha-se sempre atualizado com as melhores práticas do setor. Com isso, você aprimora suas habilidades técnicas e demonstra profissionalismo no manejo dos animais, algo que os tutores valorizam.

Como melhorar a qualidade do atendimento e fidelizar os clientes

Para melhorar a qualidade do atendimento e fidelizar seus clientes, os donos de pet shop e serviços de banho para pet podem adotar uma série de medidas práticas. Confira!

Capriche na limpeza do seu ambiente de trabalho: Conforme já vimos, os ambientes e equipamentos devem ser mantidos sempre limpos e desinfetados. Para isso, é importante contar com um sistema de limpeza eficiente e com profissionais capacitados para realizar a limpeza de forma adequada.

Invista em capacitação profissional: Os profissionais de banho e tosa devem ser capacitados para utilizar os produtos adequados para cada tipo de animal, bem como manusear ferramentas e aplicar técnicas de higiene e estética pet.

Além disso, a capacitação fornece aos profissionais uma base sólida para lidar com os pets em diferentes situações, inclusive no atendimento de animais debilitados ou agressivos, proporcionando mais conforto e segurança na realização de suas tarefas.

Comunicar-se com o cliente: É importante que o pet shop informe seus clientes sobre os serviços prestados, os produtos utilizados e os cuidados necessários após o banho e a tosa. Para isso, o estabelecimento pode utilizar canais de comunicação como o telefone, o e-mail e as redes sociais.

Serviços personalizados: Ofereça opções de cortes e serviços que atendam às expectativas dos clientes. Para isso, realize pesquisas de satisfação e entrevistas com os tutores, identificando suas necessidades e preferências estéticas.

Seja profissional: Além de experientes e habilidosos, os profissionais de banho e tosa devem ser educados e simpáticos, tratando os animais com muito carinho e respeito.

Se o tutor perceber que seu pet foi mal tratado durante o atendimento, você corre o risco de perder um cliente para sempre.

Além disso, os tutores insatisfeitos podem compartilhar sua má experiência com outros clientes, inundando suas redes sociais com comentários negativos. O que seria péssimo para a imagem do seu negócio.

Quando se trata do segmento pet care, investir em qualidade, excelência e profissionalismo faz toda diferença para garantir a satisfação dos clientes e o sucesso a longo prazo do seu negócio.

Quer mais dicas para aprimorar seus serviços de banho e tosa e se destacar no mercado pet? Então, continue acompanhando nosso conteúdo com as últimas notícias, novidades e tendências em um dos setores que mais cresce no Brasil.