Como trabalhar com descontos para o cliente
Em várias épocas do ano, somos confrontados com as vendas sazonais. A questão é, os descontos vão ajudar ou prejudicar o seu negócio pet?
Seja Black Friday ou descontos de fim de ano, as promoções podem ser grandes negócios! Descubra se o seu pet shop deve estar oferecendo descontos ou dispensando completamente!
Faço ou não faço desconto?
Realmente não importa se o seu negócio de animais de estimação é baseado em serviços ou produtos, pois ambas as proposições podem oferecer descontos. Tradicionalmente, nos ensinam que oferecer descontos atrai clientes.
Certamente, os descontos não andam naturalmente de mãos dadas com todos os negócios pet. Por exemplo, não é comum ver veterinários descontando seus serviços, nem é comum ver passeadores de cães anunciando taxas reduzidas. No entanto, isso não significa que você não pode oferecer descontos durante os períodos mais tranquilos do ano.
Imagine um passeador de cães oferecendo descontos para donos idosos. Esta é uma notícia maravilhosa para os pais mais velhos do pet, que podem encontrar dificuldades em levar seu amigo peludo em caminhadas diárias. Na verdade, poderia se tornar a conversa da cidade no clube local! Então, neste caso, oferecer descontos pode aumentar a sua reputação e aumentar o seu negócio.
Da mesma forma, um veterinário poderia oferecer uma taxa reduzida para o primeiro check-in anual de um cliente. Esta é uma ótima maneira de atrair novos clientes ou se reconectar com os clientes que você não vê há algum tempo.
Assim, visto que o desconto pode atrair novos clientes e gerar boca a boca positivo, quando é que oferecer um desconto se torna ruim para o negócio?
A desvantagem dos descontos
Muitas fontes afirmam que o desconto é ruim para o negócio. Se você concorda ou não, vale a pena entender o porquê. Aqui estão alguns dos argumentos contra a oferta de descontos:
Os clientes esperam uma taxa de desconto
Sem dúvida, se você oferecer descontos de uma forma regular, seus clientes vão sempre esperá-lo. Neste caso, quando você não descontar, seus clientes podem se sentir desapontados. Esse descontentamento pode até afastá-los completamente do seu negócio ou serviço de animais de estimação, o que não é um bom resultado.
O desconto pode desvalorizar a sua oferta
Qual é a sua razão para dar desconto? Sim, você pode surfar na onda e oferecer descontos que se alinham com os feriados. No entanto, oferecer descontos constantes pode fazer as pessoas acreditarem que seu serviço ou produto não vale o preço total ou a taxa.
Então, antes de descontar, pense cuidadosamente sobre suas razões e que mensagem o desconto pode dar a clientes novos e existentes.
É um pouco preguiçoso
Em alguns aspectos (não o tempo todo!) dar um desconto é uma maneira fácil de concluir uma venda ou convencer um novo cliente. Certamente, pode ser mais fácil dar um desconto do que gastar tempo convencendo ou educando alguém sobre por que eles devem escolher você para passear com seu cão ou comprar ração de sua loja em vez da loja do seu concorrente.
O problema é que quando os clientes baseiam sua decisão puramente no preço eles ficam menos engajados. Dar uma taxa reduzida não deixará uma pessoa mais propensa a usar seu serviço ou visitar seu negócio no futuro. Isso porque eles só compraram por conta daquele desconto.
Considerando que, se um cliente usa seu serviço ou compra seu produto porque você tem um atendimento ao cliente incrível e eles acreditam em seu negócio, eles são mais propensos a continuar a usá-lo ou comprar de você no futuro.
Então, ao invés de considerar quais descontos você pode oferecer, por que não parar e pensar em como você pode envolver melhor seus clientes. A longo prazo, isso é provável que seja muito mais benéfico para o seu negócio de animais de estimação.
Você costuma dar descontos? Conte sua experiência nos comentários.
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