Como lidar com clientes difíceis no mercado pet care
Como lidar com clientes difíceis no mercado pet care
O bom atendimento é um dos grandes responsáveis por fidelizar um cliente no mercado pet care. Além disso, quando bem atendidos, os clientes tendem a fazer propaganda positiva e espontânea, tornando-se promotores da sua loja.
Entretanto, ao se deparar com clientes mais explosivos, manter a calma e a paciência pode ser um grande desafio. Pensando nisso, preparamos esse artigo para te ajudar nesse momento. Acompanhe a leitura conosco.
Procure manter a calma e ouvir
Apesar de ser difícil, a primeira dica para lidar com clientes difíceis é manter a calma, por mais que o cliente esteja estressado. É importante que você não se deixe levar e acabe ficando estressado, pois a situação só vai piorar.
Ter a sabedoria de ouvir o cliente vai lhe ajudar a entender qual é o problema que ele está enfrentando e o que precisa ser feito para resolvê-lo. Foque em entender o gatilho da reação negativa para identificar as possíveis soluções para o problema.
Faça as perguntas apropriadas
É provável que somente ouvir não seja o suficiente; neste caso, você terá que realizar uma pequena investigação para entender verdadeiramente qual é o problema do cliente.
Entretanto, faça essas perguntas com muito cuidado, pois você não quer ofender o cliente, e sim entender de onde vem a sua dúvida e irritação.
Tenha empatia
Tranquilize a pessoa mostrando que você entende seus sentimentos e deseja fazer o melhor para corrigir o problema e oferecer o serviço que ela deseja. Fale de maneira aberta e honesta para estabelecer confiança e acalmar a situação.
Foque em solucionar o problema
Se o cliente está bravo, certamente algum problema aconteceu; e se você o está atendendo, sua função é ajudá-lo a resolver esse problema.
O cliente pode estar reclamando e usando um tom de voz que não seja agradável, mas se você manter a calma, ouvir, fazer as perguntas certas com empatia e buscar a solução do problema, a situação será contornada e tudo vai ser resolvido de uma maneira simples e tranquila.
É importante considerar que, neste artigo, trouxemos algumas recomendações para lidar com situações cotidianas e razoáveis que fazem parte do cotidiano da maioria dos prestadores de serviços nas mais diferentes áreas. Há situações em que a reação negativa não está relacionada à qualidade do serviço e aos termos combinados com o cliente, geralmente estes casos ficam evidentes, e quando transcendem o bom-senso, avalie se outras medidas devem ser tomadas.
Gostou do artigo de hoje sobre como lidar com clientes difíceis no mercado pet care? Então confira esse outro artigo que fala sobre como trabalhar com descontos para o cliente.
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