Como conquistar avaliações positivas e impulsionar seu negócio no ramo pet
As avaliações positivas de clientes destacam o seu negócio, geram credibilidade e podem aumentar as suas vendas.
Segundo o site Reclame Aqui, aproximadamente 75% dos consumidores são motivados pela experiência de outros clientes; antes de fazer uma compra, o consumidor quer saber a opinião de quem já comprou, com o objetivo de se sentir mais seguro na aquisição que será realizada. Nesse sentido, as avaliações positivas podem suprir essa necessidade.
Continue a leitura deste artigo para descobrir como você pode incentivar avaliações positivas dos clientes.
Estimule comentários
Não se sinta acanhada (o) ao pedir para que seus clientes deixem comentários sobre seus produtos ou serviços de banho, tosa e pet grooming. Se eles gostam do seu trabalho, eles o farão com muito prazer.
Ao final da legenda de algumas publicações em redes sociais, em mensagens comerciais em whatsapp e até alguns e-mails, você pode inserir uma chamada para ação, como por exemplo
“Se você ama nossos produtos, por que não deixar um comentário em nossas redes sociais?” [link para o seu perfil no Instagram].
Ao receber um feedback positivo, entre em contato com o cliente, agradeça e pergunte se você está autorizado a utilizar essa recomendação em suas comunicações comerciais.
Em um negócio presencial, você pode sugerir a seus clientes uma avaliação no caixa, explicando que você adoraria ouvir uma opinião a respeito de determinado produto ou serviço.
Ofereça um prêmio
Uma ótima forma de estimular a avaliação positiva dos seus clientes é oferecendo algo em troca você vai despertar o gatilho de reciprocidade, algo de valor para a vida em sociedade.
Na área de serviços pet, é possível realizar um concurso onde a avaliação mais criativa recebe uma sessão de banho e tosa grátis, por exemplo. Você também pode oferecer 5% de desconto para cada cliente que deixar uma avaliação nas redes sociais. Você pode oferecer benefícios aos clientes que enviarem fotos de antes e depois.
A ideia aqui é usar a criatividade e os recursos que você tem à disposição!
Use as avaliações positivas a favor do seu serviço pet
As avaliações positivas podem servir como produção de conteúdo para o seu negócio pet. Caso você receba uma boa avaliação, tire um print e crie uma arte para postar nas redes sociais.
Ao se depararem com isso, outras pessoas também podem se sentir à vontade para deixar uma avaliação, afinal de contas, existem muitas pessoas que adoram um momento de fama, não é mesmo?
Além disso, ao compartilhar avaliações positivas nas redes sociais, você desperta o sentimento de pertencimento; o ser humano é um ser social e adora fazer parte de grupos. Ao perceber que existem várias pessoas deixando comentários positivos para sua marca, muitos poderão fazer o mesmo só para fazer parte desse grupo.
Utilize diferentes formatos para estimular as avaliações
Nas redes sociais, existem diversas possibilidades de formatos para estimular as avaliações do público que podem ser utilizadas a seu favor.
- Faça um post “antes x depois” de um pet que recebeu seus serviços e questione sobre o que o público achou. A chance de engajamento nos comentários da postagem é alta.
- Nos stories do Instagram, você pode utilizar a caixinha de perguntas para que seus seguidores relatem a opinião deles a respeito dos seus serviços.
- Durante uma transmissão ao vivo, peça o feedback da audiência a respeito da sua marca. A chance de engajamento no chat também é alta.
Já que o assunto é tornar a sua marca mais desejada e competitiva, qual tal conhecer os números e índices atualizados do mercado pet? Preparamos um panorama para você: Acesse o Infográfico Mercado Pet 2022 e aproveite os insights deste material para definir suas estratégias.
Você é banhista, tosador ou pet groomer? Conheça a PetSPA, uma linha completa para proporcionar a você o melhor desempenho em todas as etapas do banho. Experimente nossos produtos e prepare-se para os elogios!