Boas práticas no banho e tosa: dicas de conforto e segurança para os pets
O mercado pet care está em constante crescimento, e os profissionais de banho e tosa têm um papel fundamental nesse cenário.
Os tutores estão cada vez mais preocupados com a saúde e o bem-estar dos seus pets, e como consequência, estão buscando por serviços de excelência e por profissionais que tratem seus pets com todo o carinho, respeito e atenção que eles merecem.
Portanto, se você almeja se destacar no segmento pet care, precisa estar preparado para oferecer um serviço de altíssima qualidade, superando as expectativas dos tutores, não só tecnicamente, mas em todas as etapas do seu atendimento.
O primeiro passo é seguir as boas práticas estabelecidas nos serviços de banho e tosa. Pois, além de melhorar sua imagem perante os clientes, elas garantem mais segurança, higiene e conforto aos pets, proporcionando uma experiência positiva e agradável para os animais e seus tutores. Confira algumas delas:
1 – Segurança em primeiro lugar: para você e para os pets!
A segurança é uma das principais preocupações dos tutores e também um dos fatores mais importantes no banho e tosa.
Lembre-se de que você está lidando com seres vivos, que podem se sentir estressados, amedrontados ou desconfortáveis durante o processo, aumentando o risco de acidentes, tanto para os pets quanto para os groomers.
Entre os cuidados que você pode adotar para garantir a segurança dos pets no banho e tosa estão:
Entreviste o tutor e obtenha informações sobre o comportamento do animal.
Esse diálogo é super importante para conquistar a confiança dos clientes e para prevenir eventuais situações de risco. Além da entrevista com o tutor, faça uma avaliação do pet antes de iniciar o serviço, observando o comportamento do animal e identificando possíveis sinais de estresse ou agressividade.
Use equipamentos adequados e em boas condições de uso.
Os equipamentos são essenciais para o bom desempenho dos serviços de banho e tosa. Eles garantem resultados mais rápidos e precisos, reduzem o risco de acidentes e tornam o processo menos estressante para os animais.
Trabalhe com calma e paciência.
Os pets são seres sensíveis e temperamentais. Isso significa que eles podem se sentir estressados ou desconfortáveis durante o banho e tosa. Portanto, para minimizar o risco de acidentes, realize cada etapa do banho com calma e paciência.
Ao adotar um comportamento firme, porém, delicado, você reduz o estresse do animal, transmite mais segurança e conquista a confiança do pet, facilitando seu trabalho e garantindo o máximo de qualidade.
Comece o serviço de maneira lenta e gradual, nunca forçando o pet a fazer movimentos que ele não queira. Isso pode estressar o animal, tanto física quanto psicologicamente.
Durante o banho, use palavras positivas para tranquilizar o pet, demonstrando que você está ali para ajudá-lo.
O contato físico também ajudará você a criar conexão e a conquistar a confiança do animal ao longo do banho, principalmente se for a primeira vez dele no seu estabelecimento.
2 – Um pet confortável facilita seu trabalho
Além da segurança, os tutores prezam por um serviço de banho e tosa que garanta conforto aos seus pets durante todo o processo, desde a recepção do animalzinho até a hora de voltar para casa.
Para garantir o máximo de conforto aos pets durante o atendimento, você pode adotar as seguintes práticas:
Crie um ambiente tranquilo e acolhedor
Sabemos que não é fácil manter o silêncio em um ambiente com vários animais de estimação. Porém, procure proporcionar ao pet um ambiente mais silencioso e livre de distrações.
Um ambiente confortável ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade dos pets, tornando a experiência mais agradável para eles e para os profissionais.
Em relação às acomodações, tudo depende das características e necessidades individuais de cada animal.
Alguns pets podem se sentir mais confortáveis em uma área de recriação, na qual possam brincar e interagir com outros cães. Já os pets mais idosos, estressados e pouco sociáveis podem se sentir preferir um ambiente isolado de outros animais.
Nestes casos, o ambiente deve ser confortável e grande o suficiente para que o pet possa se mover livremente. Também é importante que o pet tenha acesso à água e alimentação, conforme a permissão de seus tutores.
Aposte em técnicas de relaxamento.
Alguns profissionais podem achar um exagero massagear os pets ou aplicar outras técnicas de relaxamento, mas lembre-se que, quanto mais relaxados os pets estiverem, mais fácil será o seu trabalho e melhores serão os resultados obtidos.
As técnicas de relaxamento podem reduzir o tempo de atendimento, uma vez que animais relaxados são mais fáceis de manusear.
Isso proporcionará aos profissionais mais tempo para atender mais clientes por dia, aumentando o faturamento do banho e tosa.
Além disso, animais estressados podem ser mais agitados e causar danos aos equipamentos e produtos de banho e tosa, elevando o custo do banho e o desperdício de recursos materiais importantes para o seu trabalho.
Portanto, ao garantir mais segurança e conforto para os pets, você também está beneficiando seu negócio, conquistando a admiração dos clientes e se destacando no mercado pet care.
Gostou das nossas dicas para elevar a segurança e o conforto dos pets durante o seu atendimento? Nosso objetivo é ajudar você que atua no segmento de estética pet a oferecer um serviço de excelência aos seus clientes.
Continue acompanhando as postagens do nosso Espaço Groomer e mantenha-se informado sobre tudo que acontece no mercado pet mundial, incluindo as últimas tendências no setor de banho, tosa e pet grooming.