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Banho e tosa: como aumentar os preços sem afugentar seus clientes?
Dicas de Gestão

Banho e tosa: como aumentar os preços sem afugentar seus clientes?

Uma das dúvidas mais comuns entre os profissionais de estética pet diz respeito ao preço cobrado pelos seus serviços. Afinal, será que você está recebendo o pagamento que merece?

A primeira coisa que precisamos ter em mente é que o ajuste dos preços é algo natural em toda e qualquer atividade comercial.

Ajustar os preços dos seus serviços de banho e tosa é essencial para preservar o funcionamento e o crescimento saudável do seu negócio.

A questão é: como fazer isso de forma estratégica, transparente e sem perder clientes?

Para ajudar você nessa tarefa, elaboramos um guia com dicas valiosas que ajudarão você a aumentar os preços do seu banho e tosa, sem espantar sua clientela. Confira!

Compreenda a estrutura de custos do seu negócio

Ao analisar a estrutura de custos do seu negócio, você descobrirá se ele é viável ou não.

Para isso, calcule seus custos variáveis, incluindo o tempo gasto em cada etapa do serviço, produtos utilizados, custos de descarte, energia, água, entre outros gastos.

Faça o mesmo com os custos fixos. Aqui entram as despesas com aluguel, salários, impostos, seguros, etc.

Feito isso, é hora de calcular sua margem de lucro, determinando o lucro desejado por serviço, considerando os custos e a competitividade do mercado.

Após conhecer e compreender suas margens, decida qual é a melhor maneira de aumentar seus preços, e em quanto fazê-lo para tornar seu negócio viável, sem afugentar seus clientes.

Avalie o valor do seu serviço

Se você está oferecendo um serviço ou uma experiência de alto nível, seus clientes tendem a valorizar seu negócio em detrimento da concorrência.

Isso significa que seus clientes fiéis dificilmente irão abandoná-lo se você aumentar ligeiramente suas taxas.

A precificação baseada em valor tem tudo a ver com a compreensão do que seus clientes precisam e valorizam no seu trabalho.

A geração Millennials, por exemplo, aprecia especialmente negócios que oferecem valor, autenticidade e qualidade de vida aos seus pets. Além disso, eles são a principal geração de donos de animais de estimação.

Provavelmente, eles continuarão a apoiar o seu negócio após os ajustes de preços, por saberem que seus pets estão em boas mãos e recebendo um atendimento que condiz com suas crenças e valores.

Aumente os preços de forma gradual

Um grande salto nos preços pode ser recebido de maneira negativa pelos seus clientes. Portanto, aumente os preços de forma gradual, até chegar no valor que você considera ideal.

Para manter seus clientes fiéis, você pode criar pacotes de serviços com preços diferenciados ou promoções.

Comunique-se com clareza e transparência

Um dos aspectos mais desafiadores na hora de aumentar as taxas é informar os clientes sobre o aumento.  Porém, não pegue seus clientes de surpresa.

Avise-os com antecedência e dê tempo a eles para processarem a informação.

Além disso, seja o mais transparente possível sobre os motivos por trás do aumento nos preços.

Existem inúmeros motivos que podem justificar o encarecimento dos seus serviços, como, por exemplo:

A criação de um melhor ambiente e prestação de serviços para seus clientes e seus animais de estimação.

A aquisição de produtos e equipamentos mais modernos, que trarão maior conforto e qualidade para os serviços prestados, entre outras coisas.

Seja qual for o motivo, não tenha medo de compartilhar essas informações com seus clientes de maneira clara e objetiva. A maioria deles entenderá a situação.

Ofereça canais de comunicação, abrindo espaço para que os clientes tirem todas as suas dúvidas e expressem suas preocupações.

Aprimore a experiência do cliente

Melhorar cada vez mais a experiência dos seus clientes é uma questão de sobrevivência em um mercado tão concorrido.

Para isso, invista continuamente em capacitação e aprimore suas habilidades de banho e tosa, pois, sempre existe algo novo que você pode aprender a fim de melhorar a qualidade dos seus serviços.

Invista no atendimento personalizado, crie um ambiente acolhedor, mantenha seu espaço de trabalho sempre limpo e organizado.

Utilize produtos de alta qualidade e desempenho para realizar os processos de banho e tosa. Isso fará total diferença no resultado do seu trabalho e na fidelização dos clientes.

Nesse quesito, você sempre pode contar com a PetSPA, uma linha profissional e altamente tecnológica, criada para auxiliar groomers e banhistas em todas as etapas do banho e tosa: do pré-banho até a finalização.

Com essas medidas perfeitamente praticáveis, seus clientes verão que o aumento dos preços se converte em maior conforto, segurança e qualidade de vida para os seus animais de estimação.

E então, preparado para aumentar os preços dos seus serviços de banho e tosa de forma estratégica, sem assustar seus clientes e sem comprometer sua fidelização?

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