A importância dos protocolos de higiene nos serviços de banho e tosa
Quando os tutores decidem levar seus pets ao banho e tosa, eles estão confiando a saúde e o bem-estar dos seus animais de estimação aos cuidados dos groomers, o que, por si só, já é uma grande responsabilidade.
Diante disso, o mínimo que os clientes esperam é que seus pets sejam tratados com carinho, atenção e respeito, cabendo aos banhistas, groomers e tosadores, a missão de devolver os animais aos seus donos livres de lesões, contaminações e problemas de saúde adquiridos durante o atendimento.
Para isso, faz-se necessário seguir à risca os protocolos higiene nos serviços de banho e tosa, garantindo a máxima segurança e a integridade física dos pets e também das pessoas.
Quais os riscos de não adotar os protocolos de higiene?
Adotar as técnicas corretas de higiene não é apenas um pré-requisito para o sucesso do seu negócio, mas, acima de tudo, uma questão de vida ou morte para os pets.
Quando o ambiente não é limpo corretamente, os animais ficam expostos a uma série de doenças, como: piolhos, tosse dos canis, pulgas, raiva e demais infecções.
Vale lembrar que a contaminação também pode ocorrer sem que haja o contato direto entre os animais, pois, o risco de uma contaminação cruzada indireta é bastante elevado em um ambiente mal higienizado.
Por exemplo, um pet contaminado pode tocar em uma toalha, escova ou outras ferramentas, e, em seguida, esse mesmo objeto pode ser usado em outros animais.
Além disso, os resíduos produzidos na rotina de banho e tosa podem se acumular rapidamente em cantos e fendas de difícil acesso, criando um ambiente propício para a proliferação de fungos e bactérias.
Esses agentes infecciosos também podem se espalhar por superfícies, roupas, sapatos, sangue, pele, cabelo, chão, água, alimentos, fezes e urina. Ou seja, a ameaça pode estar em qualquer lugar.
Como evitar a disseminação de doenças no seu banho e tosa?
Existem várias formas efetivas de combater, controlar e erradicar fungos, vírus e bactérias em seu ambiente de banho e tosa. Entre elas, os groomers devem lavar as mãos antes e após o manuseio de cada pet.
Outra medida fundamental é a limpeza cuidadosa das áreas nas quais os animais de estimação permanecem durante os serviços de higiene: estações de trabalho, banheiros, gaiolas, ferramentas e equipamentos. Escolha sempre soluções desinfetantes que não sejam agressivas ou tóxicas para os animais.
Para fins de limpeza básica, a boa e velha mistura de sabão e água morna ajuda a quebrar a sujeira e os óleos acumulados sobre as superfícies, levando consigo algumas bactérias e fungos. Contudo, alguns invasores são mais resistentes e demandam uma abordagem mais forte.
Para áreas que podem ser danificadas por produtos alvejantes, uma ótima opção é usar desinfetantes que possam ser diluídos em água. Existem muitas opções que podem ser usadas na limpeza, tanto dos espaços quanto das ferramentas, sem colocar a saúde dos pets em risco.
Existem produtos mais modernos que usam a exposição prolongada à luz ultravioleta para matar os agentes contaminantes, porém, esse tipo de desinfecção funciona melhor em superfícies lisas e totalmente expostas à luz.
Muitos groomers também gostam de usar um tapete de mesa para tornar a posição mais confortável para os animais. Nesse caso, limpe e higienize muito bem seus tapetes de tosa.
Lembre-se que o mais importante é sempre oferecer aos pets e seus tutores um ambiente limpo, acolhedor e amigável.
Manter os protocolos de higiene em dia é fundamental para aumentar sua credibilidade e garantir mais segurança a você, sua equipe e aos animais atendidos.
Os produtos PetSPA foram desenvolvidos para entregar o máximo de desempenho, qualidade, economia e segurança na rotina dos profissionais de banho, tosa e pet grooming. Visite o nosso site e conheça todas as nossas soluções pet care!