5 erros que todo profissional pet precisa evitar
Se a sua marca não está online, em que local ela está?
O digital já faz parte do nosso dia-a-dia há muito tempo. Aplicamos a tecnologia em situações pessoais e principalmente profissionais. Se o seu cliente está online você também precisa estar.
Para começar, crie o seu cartão de visita digital, ou seja, invista na construção de um website. Com ele você reúne todas as informações de valor sobre a sua marca, produto ou serviço destinados ao universo pet.
Segundo passo, crie o perfil da sua marca groomer e/ou Petshop nas mídias sociais e explore as ferramentas de cada uma delas. Para te auxiliar com essa tarefa, pesquise por agências de comunicação e/ou profissionais de marketing digital para colocar em prática esta etapa fundamental para o seu negócio.
Deixar o Plano de Comunicação em segundo plano
Sabemos que você entende a importância da comunicação para o seu negócio, mas você está realmente dando atenção às suas estratégias de marketing?
Faça uma análise do mercado de produtos e serviços de banho e tosa, bem-estar e estética animal, conheça seus concorrentes e descubra as dores dos seus clientes. Logo após, pense nas suas estratégias, por exemplo: como irei me relacionar com o meu cliente? Quais formatos devo usar para divulgar o meu produto? Além de tornar o seu produto ou serviço conhecido você precisa engajar com o seu público.
Conteúdo de valor
A sua marca precisa passar autoridade para que o cliente sinta confiança em deixar o pet sob os seus cuidados. Mostre que o seu negócio entende de A a Z sobre questões de bem-estar pet, melhores práticas durante banho e tosa, produtos mais indicados para tratamento da pelagem de cães e gatos, comportamento animal, entre tantos outros temas mais relevantes do que somente dizer que o seu produto/serviço é o melhor do mercado. Por fim, para colocar em prática use suas mídias sociais e site para trabalhar com conteúdos de valor.
Tentar agradar a todos
Novamente, conheça o seu público. Converse e se relacione com quem realmente está interessado nos seus serviços e produtos. Determine um foco e coloque em prática seus esforços em direção a esse ponto. Volte ao seu plano de comunicação e analise suas estratégias, afinal, querer se comunicar com todos pode resultar em uma conversa sem resposta.
Não monitorar a concorrência
Como anda a performance dos seus concorrentes? Quais estratégias eles estão usando? E os resultados? É comum deixar de lado o que a concorrência anda fazendo para focar no próprio projeto, mas é importante destacar que essa análise deve ser levada paralelamente às suas iniciativas. Monitore o mercado e descubra como você também pode aplicar no seu projeto.
Groomers pet, tosadores, donos de petshop e/ou centro de estética animal, as dicas acima são válidas para todos. Comece a colocar em prática cada uma delas e depois comente sobre o que achou.