7 práticas que farão de você um groomer de sucesso
Sabemos que ser um profissional de sucesso no mundo pet requer muito mais do que habilidades técnicas. É preciso estar atento às demandas do mercado e utilizar as práticas mais eficazes para conquistar, encantar e fidelizar seus clientes.
Para ajudar você nessa missão, separamos as sete práticas que os groomers de sucesso adotam para obter resultados incríveis em seus empreendimentos. Confira!
1 Construa relacionamentos com os donos dos animais
Por mais que gostemos de trabalhar com os pets, são as pessoas que escolhem trazê-los para nós e que nos pagam as taxas que mantêm nossas portas abertas, portanto, um bom relacionamento com seus clientes é o requisito básico para um negócio de tosa bem-sucedido.
2 Aprenda a ler o comportamento dos pets
Entender por que os animais reagem da maneira que reagem é o segredo para o manejo – e o manejo especializado é a chave para um trabalho bem feito.
Além disso, você deve entender como a estrutura e a anatomia de um animal afetam seu comportamento durante a tosa. Por exemplo, um cão pode parecer tranquilo à primeira vista, mas, se for manuseado incorretamente, pode ficar estressado e atacar o tosador.
3 Invista em boas ferramentas de trabalho
A falta de equipamentos adequados pode deixar os tosadores exaustos, além de tomar tempo na realização de tarefas simples e comprometer o resultado da tosa.
Embora sejam caras, boas ferramentas de tosa se pagam em um período relativamente curto, e dão aos groomers a capacidade de trabalhar com mais eficiência, rapidez e segurança.
Se você ainda não possui um mesa elevatória, sistema de banho, secador de alta velocidade ou ferramentas manuais de alta qualidade, dificilmente alcançará os resultados que almeja. Uma dica é começar a aquisição desses equipamentos gradualmente até montar a estação de trabalho ideal.
4 A preparação é a base de todos os cuidados
Para obter o acabamento desejado, é essencial garantir a limpeza, secagem e escovação adequadas dos pets. Além disso, você terá que combinar técnica com o uso de produtos de qualidade.
5 Aprenda a dizer “não”
Saber quando recusar uma demanda não é sinal de incompetência. Na verdade, embora pareça irresponsável, dizer não é uma habilidade importante para os negócios.
Por exemplo, você pode se recusar a atender um animal doente ou muito agressivo, pois, as doenças podem se alastrar para outros animais e os ferimentos decorrentes de mordidas podem afastar você das suas atividades.
6 Não basta ser, tem que parecer profissional
Das vestimentas à higiene do ambiente, da recepção à entrega dos pets, se você quer ser respeitado como profissional, tem que agir como tal.
Seja firme e sério na realização das suas tarefas, mas não perca a ternura e o respeito com os animais. Trabalhe como se o tutor do pet estivesse observando você, e nunca deixe que a raiva, a impaciência ou a pressa tirem seu foco do que realmente interessa: prestar um atendimento grooming de excelência!
7 Nunca pare de aprender e de se atualizar
Independentemente do nível de experiência, é fundamental não permitir que a rotina afete o seu desejo de aprender.
Sempre há oportunidades de adquirir novas habilidades e explorar novas ferramentas visando aprimorar a qualidade do seu trabalho.
Manter-se em constante aprendizado ao longo da carreira é uma forma de preservar a paixão pela sua profissão e também uma excelente oportunidade para compartilhar conhecimentos com outras pessoas.
Gostou do nosso conteúdo? Estas são algumas dicas adotadas por groomers renomados para atrair clientes e impulsionar seus negócios.
Coloque-as em prática no dia a dia do seu banho e tosa para se tornar um groomer de sucesso também.
Quer ingressar no segmento pet care, mas não sabe por onde começar? Que tal iniciar conhecendo a estrutura básica para Banho, tosa e Pet Grooming.