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10 dicas de branding para promover a marca do seu negócio Pet
Dicas de Gestão

10 dicas de branding para promover a marca do seu negócio Pet

Não são apenas as grandes empresas que se beneficiam da marca. A identidade da marca pode ajudar as pequenas empresas e os indivíduos a encontrar o sucesso que desejam. O termo “Branding” (marca)  não é apenas sobre seu logotipo e escolha de cores; é sobre compartilhar os mesmos valores que seus clientes, ser confiável e criar uma experiência positiva. Se você sente que precisa se atualizar nessa área, aqui vão 10 dicas de branding para começar.

Saber o que te faz diferente

 

Qual é o seu ponto chave de venda? O que o torna diferente de outros negócios similares? Se você tiver problemas para responder a essas perguntas, você pode querer considerar especializar-se em uma determinada área. Por exemplo, um pet groomer pode se especializar em uma determinada raça de cão ou um estilo criativo de corte. Um veterinário pode se especializar em fisioterapia animal.

Mas não se trata apenas de qualificações. Você pode definir a si mesmo ou seu negócio para além dos concorrentes pela qualidade do seu serviço, a forma como você se comunica ou nível de profissionalismo.

 

Faça a sua pesquisa

 

Esse trabalho não deve ser apressado. Não há motivo para fazer a pesquisa apenas por fazer. Crie uma lista de perguntas relevantes para o seu setor e que possam impactar o seu negócio e encontre as respostas. Pesquise sua concorrência, mas também pesquise seu público. Saiba onde eles ficam. Tenha em mente um perfil do seu público-alvo, pois isso ajuda a adaptar seu marketing e orientar sua identidade de marca.

 

Identifique a sua missão

 

O que motiva a sua marca? Um slogan é uma ótima maneira de promover sua missão ou objetivo e incentivar as pessoas a se juntarem ao seu movimento ou a se engajarem com sua marca. Pense na sua marca como pessoa – quais são suas crenças, valores e objetivos?

Muitas vezes, as marcas e as empresas podem começar com um conjunto claro de objetivos ou uma missão sólida, mas com o tempo isso pode mudar ou o negócio corre fora do curso. Por isso, não anote eles e depois coloque-os em uma gaveta, para nunca mais ver a luz do dia. Consulte-os no final de cada ano para ver como você está progredindo ou enquadre e pendure na parede para que eles sirvam de lembrete constante e diário.

 

Conheça seu público-alvo

 

Certifique-se de ter uma ideia clara de quem é o seu cliente. Dessa forma, você pode construir uma marca que vai apelar para o seu público-alvo. Isso provavelmente vai afetar seu design e logotipo, onde você anuncia, e até mesmo as plataformas nas quais você se comunica. Se você tem como alvo pessoas acima dos 50 anos, provavelmente não vai usar o Snapchat, por exemplo, para promover sua marca. Mas, se você quiser capturar o mercado jovem, o Snapchat pode ser uma boa aposta.

 

Certifique-se de que o nome da sua empresa é claro

 

Certifique-se de que o nome do seu negócio reflete claramente o que você faz. Os clientes potenciais devem ser capazes de identificar instantaneamente o que você faz ou o serviço que você oferece. Em outras palavras, esqueça o uso de marcas ambíguas para soar inteligente. E se você não consegue pensar imediatamente em um nome de marca, não entre em pânico. Reserve um tempo para encontrar o melhor nome de marca para o seu negócio.

 

Olhe à esquerda do centro

 

Pense fora da caixa. Pense como sua marca pode ter aquela diferença. Procure lacunas no mercado. Identifique maneiras de se destacar em um mercado competitivo. Não se concentre apenas no mercado local; olhe também globalmente, mesmo que seja apenas por inspiração. No entanto, não copie outros que você sente que são bem sucedidos. Diferencie-se. Encontre sua própria identidade diversificada ou conte uma história diferente.

 

Design de marca

 

Como nos vestimos diz algo sobre quem somos e nossa personalidade. Pense sobre as maneiras que você pretende promover o seu negócio. Você vai usar o marketing digital e de impressão? Você vai se comunicar através de diferentes plataformas de mídia social? Você está esperando para desenvolver a mercadoria da marca? Considere todas as diferentes circunstâncias em que sua marca pode aparecer e certifique-se de que seu design e logotipo são flexíveis o suficiente para serem usados de maneiras diferentes. Por exemplo, se você pretende ter uma barraca em uma exposição de cães, seu logotipo será claramente lido em um banner? Ele se presta ao merchandising?

 

Conheça seus pontos fortes e fracos

 

Todos nós temos pontos fortes e fracos quando se trata de negócios. Não tente fazer tudo sozinho. Contrate especialistas para preencher as lacunas. Seja um redator, fotógrafo ou profissional de marketing, olhe o que você pode fazer com confiança e identifique as áreas onde você fica aquém.

Ok, talvez você não possa se dar ao luxo de contratar um monte de especialistas à parte, mas conforme o negócio for crescendo, observe quais são as lacunas que precisam de preenchimento para ajudá-lo a alcançar o próximo nível.

 

Seja autêntico

 

A autenticidade é essencial para construir uma marca confiável. Mesmo quando você está tocando o negócio sozinho, e você é um pet sitter profissional ou groomer, por exemplo, é importante para os clientes obterem um verdadeiro senso de quem você é. Afinal, ninguém quer deixar o seu amado animal com alguém que não conhece ou não confia. É importante ser social e construir conexões com as pessoas.

 

Concentre-se em toda a experiência

 

É fácil se concentrar no produto ou no serviço e, embora essas coisas sejam certamente importantes, elas não são as únicas partes de um negócio de sucesso. Imagine ir a um restaurante onde a comida é incrível, mas o serviço é terrível e o restaurante em si é sujo. Você provavelmente não vai voltar ou recomendar. Da mesma forma, você pode se deparar com uma clínica veterinária que contrata os melhores veterinários do mercado, mas a equipe de recepção é rude e a sala de espera é desagradável.

Uma grande marca envolve toda a experiência. Cada aspecto do negócio deve se relacionar com os objetivos principais e missão da empresa. Então, não fique muito preso focando em apenas um aspecto ou ponto chave da marca. Olhe de uma perspectiva mais ampla. Na verdade, quando você menciona marca, a primeira coisa que vem à mente da maioria das pessoas é o logotipo. No entanto, é importante lembrar que este é apenas um aspecto de uma marca.

De acordo com a Forbes, “branding” é mais do que apenas reconhecer. É sobre o impacto que você tem em um cliente e como passa uma mensagem. 

Dica extra de branding: ser atencioso e ser consistente. E não se esqueça do velho ditado, que ainda é verdade hoje – “a primeira impressão é a que fica!”

Que dicas de branding você colocou em prática?

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