10 Dicas de como fazer Networking na Feira PetSA.
A Feira Pet South América sem sombra de dúvidas é o melhor local para você fazer networking quando falamos em mercado Pet.
Não importa se você é expositor, palestrante, groomer ou curioso, todos querem fazer networking.
Mas afinal, o que é Networking?
Networking é a arte das relações interpessoais que tem como objetivo fazer negócios.
Se você está indo para feira e seu objetivo é fazer networking esse artigo foi feito para você.
Primeiro você precisa ter alguns objetivos em mente.
Tenha em sua estratégia qual público você fará networking. Saiba exatamente as pessoas com quem irá falar, faça uma ordem de prioridades, saiba o nome da pessoa, entre no Linkedin, redes sociais, mande uma mensagem para o lead antes da feira se apresentando e mostrando interesse em conversar com ele.
Se você está procurando por bons fornecedores, clique aqui;
–> Se você é groomer e quer encontrar clientes e conhecimento; networking na feira PETSA;
–> Para os donos de pet shop que querem parceiros, fornecedores, clientes, networking na feira PETSA.
–> Para os estudantes e curiosos, networking na feira PETSA.
Tendo em vista a importância do tema, preparamos 10 dicas para que você tenha sucesso na missão de fazer muito networking.
1 – Planeje a abordagem.
Como dito acima, saiba com quem você falará. Confira obviamente se ele estará na feira.
Olhe o Linkedin dos profissionais para poder conhecê-los melhor e saber de assuntos pessoais para gerar um grau interessante de empatia.
2 – Faça um roteiro de abordagem.
Saiba que você não está conversando com uma máquina e que todas as pessoas são diferentes, possuem gostos e personalidades distintas, logo não é interessante usar a mesma abordagem para todos. Torne sua conversa personalizada e única.
3 – Não tenha medo de falar.
Já dizia o velho ditado: “quem tem boca vai a Roma” e, com networking, é bem assim, é necessário deixar a vergonha de lado, ter iniciativa e… FALAR!
4 – Seja simpático
Nada como conversar com alguém alegre e engraçado, porém saiba que você está em um ambiente profissional, logo não exagere no humor. Tenha um sorriso no rosto, mas sempre da forma mais natural possível..
5- Tenha conteúdo!
Não é uma apresentação. Você está querendo criar um relacionamento.
Uma das melhores formas de fazê-lo é agregando valor na vida da pessoa.. Mostre que você tem conteúdo e que não está na feira apenas a passeio.
Seja alguém interessante e como consequência terá conquistado o seu público.
6 – Saiba ouvir!
Você estudou sobre a pessoa antes da feira, se preparou, porém às vezes quando chegamos para conversar pessoalmente, encontramos um alguém totalmente diferente do que havíamos pensado. Então a melhor estratégia é ouvir e usar a arte de se relacionar.
Não crie monólogos, pois você parecerá prepotente e vai parecer que quer ser o centro da atenção.
Toda conversa é uma via de mão dupla.
Escutar o que o outro tem a dizer faz com que você aprenda bem mais do que se estivesse falando. Escute as experiências das pessoas e se surpreenda!
7 – Seja curto e direto.
Dizem que tempo é dinheiro e ninguém quer perder dinheiro. Então não alugue o alvo do networking. Se não encontrar espaço, vá para o próximo da lista.
A conversa longa e detalhada pode ficar para uma reunião na semana seguinte, ok?
8 – Tenha cartões de visita sempre em mãos!
Você conhecerá várias pessoas e adicioná-las no Whatsapp ou Instagram pode ser muito útil em vários casos. Porém em outros, a movimentação da feira é tão grande que não dá tempo.
Esteja preparado para esses momentos, leve sempre seu cartão, pois mexerá com o sentido da visão e tato do prospecto.
Os cartões de visita permitem que você lembre-se dos outros e, claro, que os outros também se lembrem de você!
9 – Circule pela Feira!
Movimente-se pelo evento. Evite passar muito tempo com pessoas que você já conhece, afinal o objetivo é gerar novos negócios.
10 – Operação Pós-Feira.
A feira é o local para conhecer pessoas, porém os negócios reais vão acontecer no pós feira.
Para isso você precisa saber com precisão quem foram as pessoas que você abordou e as que mostraram interesse.
Saiba cada detalhe da conversa e use isso para que ele se lembre de você. Saiba que ele também falou com várias pessoas durante o evento.
Na ligação pós-feira, gere empatia, chame-a pelo nome e marque um café ou uma reunião por vídeo chamada.
Adicione o máximo de pessoas que você conseguir nas redes sociais, mande um e-mail, whatsapp, esteja por perto.
DICA EXTRA:
11 – Não seja chato!
Ninguém gosta de pessoas chiclete. Então se você perceber que não tá rolando o clima, se despeça com elegância e bola pra frente.
Toda conversa deve ser harmoniosa e criativa. Para isso, demonstre logo no primeiro contato a sua intenção de agregar valor e não apenas um interesse pessoal. Mostre o motivo de você está lá e como você pode oferecer de oportunidade ao seu prospecto de forma que ambos saiam ganhando.
Gostou das dicas?
Se você não tem esse hábito é só questão de treino para chegar à perfeição.
Olhe a vida como uma grande feira, pois todo local é uma possibilidade de gerar networking e negócios.
Está preparado para ação? Crie logo sua estratégia! Não perca tempo.
Venha fazer networking com a gente.
A PetSPA estará na feira com um stand mega lindo e com as portas abertas para trocarmos uma ideia.
Vem!